quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Times New Roman

A Times New Roman é uma família tipográfica serifada criada em 1932 para uso do jornal inglês The Times of London. Hoje é considerada um dos tipos mais conhecidos, utilizado ao redor do mundo — devido ao facto de ser a fonte padrão em diversos processadores de texto...
No dia 3 de Outubro de 1932 saiu a primeira edição do prestigiado jornal britânico The Times com uma tipografia proposta e aperfeiçoada pelo jovem perito tipógrafo Stanley Morison (1889-1967).






Um sucesso mundial!

Inúmeros periódicos em todo o mundo seguiram o exemplo do jornal britânico. Hoje, centenas de milhares de publicações são compostas em Times New Roman – ou em tipos muito semelhantes.
 
A produção da Times New Roman
Stanley Morison, especialista de caligrafia e tipografia, tinha integrado em 1929 o staff do jornal britânico The Times e começado as pesquisas preliminares para realizar a nova fonte.
Depois de executados 7.000 punções protótipos, começou a aparecer uma letra equilibrada, bem legível e muito neutra – um caractere híbrido, misturando alguns elementos estílisticos das romanas renascentistas com outros das romanas de transição. Esta fonte viria a ser a mais famosa da série de revivalismos conhecida por «Old Type Revival»

Sem comentários:

Enviar um comentário