quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Formatos de ficheiros de imagem


Características dos formatos dos ficheiros do tipo vetorial



Características dos formatos dos ficheiros do tipo SVG (Scalable Vector Graphics):

SVG é a sigla para Scalable Vector Graphics e, tal como o nome indica, trabalha com imagens vetoriais. Trata-se de um formato aberto, que surgiu oficialmente em 2001. Em vez de ser baseado em pixels, isto é, os “pontinhos” que formam as imagens, o SVG utiliza a linguagem XML para descrever como o arquivo deve ser. Graças a isso, o SVG consegue trabalhar bem tanto com figuras estáticas quanto com imagens animadas. Além disso, por ser um padrão vetorial, imagens no formato podem ser ampliadas ou reduzidas sem causar perda de qualidade.


Imagem em SVG.


Características dos formatos dos ficheiros do tipo SXD (OpenOffice.orgDRAW):

Formato do OpenOffice.org DRAW. O Formato permite simulações de 3D entre o desenho vetorial para viabilizar o foco da ferramenta que é parte de uma suíte de escritório. Pode-se desenvolver obras interessantes, mas o foco é facilitar a expressão gráfica de idéias para trabalhos de escritório.
Provavelmente esse formato entrará em desuso com a popularização do OpenOffice.org 2 que traz um novo padrão de interoperabilidade com outros aplicativos de autoria de documentos para escritório. O padrão OASIS será usado inclusive pela Microsoft no MS Office® o que deve reduzir bastante os conflitos entre usuários de suítes distintas. Como o padrão OASIS obrigará mudanças no padrão do arquivo do OOo o nome da extensão também será modificado para que os usuários não se confundam.



Características dos formatos dos ficheiros do tipo PS (PostScript) e EPS (Encapsulated PostScript):

PS - PostScript:
Reconhecido por quase todos os programas de edição (Texto ou Imagem) que suportam imagem vetorial e pode ser diretamente enviado a impressoras mais atuais, porém um tanto limitado para definição de imagens (não suporta degradê ou canal alfa).

EPS (Encapsulated PostScript):
Reconhecido por quase todos os programas de edição (Texto ou Imagem) que suportam imagem vetorial, porém um tanto limitado para definição de imagens (não suporta degradê ou canal alfa).




Características dos formatos dos ficheiros do tipo CDR ( CorelDraw):


Formato "maduro", porem com o péssimo hábito de sofrer modificações com as novas versões aplicação mãe.


Características dos formatos dos ficheiros do tipo WMF - Windows Meta file:

Reconhecido pela maioria dos programas de edição (Texto ou Imagem) do MS Windows®, porem com sérias limitações para formação da imagem.








Sem comentários:

Enviar um comentário