A realidade virtual consiste em ambientes simulados através do computador, permitindo aos utilizadores interagir, visualizar e manipular objectos destes:
• Os ambientes podem ser recriações a partir do ambiente real ou recriações originais que existem apenas no ciberespaço.
• A simulação da realidade é uma imitação de um sistema do mundo real.
A realidade virtual permite simular virtualmente experiências do mundo real, economizando tempo e dinheiro e atingindo objectivos que, muitas vezes, não seriam tão facilmente alcançados.
A realidade imersiva consiste na sensação de inclusão experimentada pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, o utilizador sente-se dentro do ambiente e a interagir com os seus elementos. Para produzir no utilizador esta sensação, o sistema tem de conseguir estimulá-lo sensorialmente, utilizando diversos dispositivos, como:
- Capacete de visualização, Luvas de dados, …
A realidade não imersiva, ao contrário da realidade imersiva, consiste na sensação de não-inclusão experimentado pelo utilizador de um ambiente virtual, ou seja, neste caso o utilizador não se sente como parte do ambiente.
Dispositivos: luvas, capacete, óculos, rato, joystick. Roupa VRMLA para a Realidade Virtual é uma indumentária que permita a interacção com o mundo virtual. A comunicação pode ser realizada de várias maneiras, sendo que o acompanhamento óptico de marcadores tem sido o mais utilizado.
Através destes dispositivos podemos interagir com a realidade virtual.
Sem comentários:
Enviar um comentário