terça-feira, 27 de setembro de 2011

Interface Gráfica

Devido à grande quantidade de classes e mensagens disponíveis, é utilizada uma interface gráfica que facilita a consulta e edição das classes e métodos. Esta interface antecipou-se em muitos anos ao estilo atualmente difundido pelas interfaces do MacIntosh e do Windows, que utiliza um sistema de janelas múltiplas na tela, que podem apresentar simultaneamente informações diversas. As janelas podem ser superpostas, sem perda de informação, e o operador pode selecionar qual a janela ativa, que fica sobre as demais, e na qual informações podem ser digitadas. A manipulação da interface é feita por meio de um dispositivo de controle do cursor ("rato") juntamente com o teclado normal do terminal.
Existem vários tipos de janelas com funcionalidades diferentes. Janelas podem ser sub-divididas em "divisórias. A cada divisória corresponde um "menu" de funções que pode ser ativado pelo "rato" (ou teclado), e cada função pode ser selecionada. O uso combinado do cursor na tela, dos menus de função e da operação do "rato", permite que uma parcela significativa da interação com o sistema seja feita sem necessidade de digitação de instruções e sem necessidade de memorizar a sintaxe dos comandos, o que aumenta a velocidade da interação.
A interface gráfica de Smalltalk é bastante sofisticada, e varia também com a versão e fabricante, não cabendo discutí-la aqui neste texto, que se propõe a ser apenas uma introdução à linguagem. O leitor interessado dever consultar o manual da versão de interesse.



Para mais informação, clique aqui


Na nossa opinião, o aparecimento da Interface Gráfica, foi uma mais valia para a utilização informática, uma vez que nos facilita os vários acessos às janelas abertas simultâneamente.


Sem comentários:

Enviar um comentário